Como navegar pelo site

Com a proposta de apoiar as escolas na tarefa de serem articuladoras das vivências educativas que os(as) estudantes podem experienciar dentro e fora da unidade escolar, e visando garantir o desenvolvimento em sua multidimensionalidade – intelectual, física, emocional, social e cultural –, o projeto Potenciais Educativos criou este site que apresenta uma série de conteúdos que buscam não só inspirar, mas trazer subsídios práticos aos(às) educadores(as).

O objetivo é colaborar para que vocês, educadores(as), tenham mais facilidade em estabelecer as conexões necessárias entre suas práticas pedagógicas e os saberes dos territórios, em constante diálogo com diferentes linguagens, espaços e experiências já realizadas localmente, favorecendo a articulação ao Currículo da Cidade – a partir da Matriz de Saberes – e aos Territórios do Saber, propostos pelo Programa São Paulo Integral, garantindo exploração e vivências locais, assim como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Matriz de Saberes

O Currículo da Cidade estabelece a Matriz de Saberes, a qual se fundamenta em princípios éticos, políticos e estéticos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, orientados para o exercício da cidadania responsável e construção de uma sociedade mais igualitária, justa e democrática. Os campos que compõem a Matriz de Saberes se relacionam intimamente às 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo foco central está na formação multidimensional dos sujeitos. A Matriz de Saberes inspira e norteia o trabalho pedagógico na perspectiva da educação integral.

(Educação Integral: Política São Paulo Educadora. São Paulo: SME/COPED, 2020, p. 67. Disponível em: https://bit.ly/47meMY4

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Currículo da Cidade de São Paulo contempla os ODS, que são um conjunto de 17 objetivos com metas e ações específicas adotadas por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, conter os efeitos das mudanças climáticas, entre outros objetivos. Para a Secretaria Municipal de Educação, incluir os ODS no Currículo da Cidade amplia as possibilidades para o trabalho pedagógico nas escolas sob a ótica da sustentabilidade socioambiental.

Saiba mais: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Como ponto de partida, vocês poderão utilizar a seção Giro pelos Territórios. Basta clicar no mapa, o distrito participante do projeto que você gostaria de conhecer mais e navegar pela página. Ali, você vai encontrar um panorama local a partir de pesquisas e levantamentos oficiais em números sobre as áreas de Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Transporte etc. –, o que ajuda a observar os desafios presentes e os avanços já conquistados, passo fundamental para conectar os assuntos do currículo às possíveis intervenções locais, às temáticas a serem aprofundadas em sala de aula, entre outras articulações.

Na página do distrito, está disponível também o mapeamento dos potenciais educativos realizado pelas escolas, considerando como território o distrito no qual a unidade está localizada.

Já na seção Trilhas de Aprendizagem, você pode acessar as cinco Trilhas criadas, como sugestões de possíveis caminhos a serem percorridos e explorados no território com os(as) estudantes, conectando ao currículo e aos Territórios do Saber. Trata-se de uma sugestão, elaborada a partir dos dados observados nos territórios e da escuta das escolas durante o processo.

O site conta também com a seção Recomendações, que apresenta pontos importantes a serem observados para o fortalecimento dessa relação escola-território na perspectiva da Educação Integral, colaborando com sua prática diária.

E, por fim, para ampliar os conhecimentos sobre a temática, você pode conferir a seção Estante virtual, que traz diversos materiais como livros, pesquisas, publicações, vídeos, podcasts, entre outros materiais, visando oferecer subsídios para auxiliar as escolas no dia a dia da implementação e desenvolvimento das práticas pedagógicas nessa relação com os territórios.