Estante virtual

Com o objetivo de apoiar as reflexões e práticas acerca de Educação Integral e Território nas escolas, o projeto disponibiliza essa Estante virtual. Aqui, você pode conferir uma ampla curadoria de livros, pesquisas, publicações, vídeos, podcasts, entre outros materiais, que trazem subsídios, conhecimentos e novas ideias para auxiliar as escolas no dia a dia da implementação e desenvolvimento das práticas pedagógicas nessa relação com os territórios.

A Estante está organizada a partir dos cinco Territórios do Saber do Programa São Paulo Integral: “Comunicação e Novas Linguagens”; “Cultura Corporal, Aprendizagem Socioemocional, Participação Social e Promoção da Saúde”; “Culturas, Arte e Memória”; “Orientação de Estudos e Invenção Criativa”; e “Consciência e Sustentabilidade Socioambiental, Economia Solidária e Educação Financeira”.

Todas as indicações de materiais dialogam com a legislação em vigor do Programa, bem como com as Trilhas de Aprendizagem sugeridas, assim como com as informações levantadas no mapeamento dos potenciais educativos e os projetos já realizados pelas escolas.

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Leve as pequenas e grandes invenções para sua turma

Do domínio do fogo ao cubo mágico, a Nova Escola selecionou conteúdos que apresentam e discutem as invenções humanas com foco nos(as) estudantes do Ensino Fundamental I.

Acesse

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

O site é fruto de uma iniciativa do MIT Media Lab e reúne, em seu estúdio pedagógico, uma série de atividades mão na massa para instigar a curiosidade dos(as) estudantes. Na seção Biblioteca, há um conjunto de recursos e de artigos para os(as) educadores(as) que querem adotar práticas de Aprendizagem Criativa em suas escolas.

Acesse

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Oficina de orientação para Estudo e Pesquisa

No artigo “Fundamentos e Sugestões para Orientação de Estudos e para Iniciação à Pesquisa”, da professora Marisa Garcia, apresenta-se o conceito de orientação de estudos, com olhar voltado para a leitura, a escrita, a comunicação oral e a pesquisa. Garcia enumera algumas habilidades como grifar ideias importantes em textos e explorar sumários de livros. As práticas podem ser adaptadas ao contexto das tecnologias digitais.

Acesse

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Recursos Educacionais Digitais (REDs)

O que são REDs? Como incorporá-los às práticas didáticas? Essas são algumas das perguntas respondidas nesse curso autoformativo que inclui módulos sobre ferramentas como Padlet, SlidesGo e Formulários Google.

Acesse

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Computação desplugada

A Universidade Estadual de Campinas oferece uma série de atividades para trabalhar o pensamento computacional sem a necessidade de aparelhos eletrônicos.

Acesse

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Instituto Catalisador

A organização, parceira do Itaú Social, procura “criar condições para que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social encontrem ambientes de aprendizagem instigantes, resgatem a curiosidade pelo conhecimento e a confiança em seu próprio potencial”. A página do Instituto concentra materiais como os guias de práticas, que incluem oficinas de stop motion e de criação de jogos digitais.

Acesse

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Design thinking na Educação

O artigo conceitua design thinking e apresenta a formação dos(as) professores(as) como um dos principais desafios para a implementação dessa metodologia.

Leia

Orientação de Estudos e Invenção Criativa

Ensino híbrido na prática para docentes

O curso com duração de 20 horas é online e autoformativo. Seu objetivo é fazer com que os docentes combinem estratégias on-line e off-line sem perder de vista a aprendizagem e o engajamento dos(as) estudantes.

Acesse