Giro pelos territórios

O projeto Territórios Educativos contou com a participação de 63 escolas, sendo mapeados 50 distritos participantes do Programa São Paulo Integral, localizadas em todas as regiões da cidade.

Neste espaço, você tem acesso a dados de pesquisas e levantamentos oficiais em números de cada um dos distritos participantes, com informações sobre as áreas de Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Transporte etc. –, o que ajuda a observar os desafios presentes e os avanços já conquistados, passo fundamental para conectar os assuntos do currículo às possíveis intervenções locais, às temáticas a serem aprofundadas em sala de aula, entre outras articulações.

Além disso, você pode acessar aos mapeamentos dos potenciais educativos realizados pelas escolas, considerando como território o distrito no qual a unidade está localizada. A partir da mobilização de docentes, estudantes, familiares, funcionários(as) e comunidade do entorno, os potenciais educativos levantados foram organizados e classificados a partir de informações como:

  • Tipo de potencial: Equipamentos públicos; Equipamentos privados de fins públicos; Coletivos jovens; Organizações da Sociedade Civil (OSC); Mídias comunitárias; Lideranças locais; Fóruns de mobilização; Manifestações religiosas/espirituais; Localidades de referência simbólica para o território; e Outros.
  • Área de atuação: Assistência Social; Comunicação; Cultura; Educação; Esporte e lazer; Meio Ambiente; Participação social; Saúde; Serviços; e Trabalho e renda.

A sistematização dessas informações resultou em um banco de dados. Trata-se de um material detalhado, que contempla a descrição desses locais, qual faixa etária atende, endereços, redes sociais, telefone etc., facilitando o contato. Esse mapeamento completo pode ser acessado via QR Code ou link.

É importante destacar que para realizar os mapeamentos, os(as) estudantes e os(as) docentes foram convidados(as) a desenvolver atividades que favorecessem o olhar para seus territórios, refletindo sobre seus modos de vida e a construção histórica e social do entorno da escola. Para tanto, foram desenvolvidas atividades em articulação com o currículo, sustentando a intencionalidade pedagógica para favorecer uma experiência de aprendizagem e pertencimento para os(as) estudantes.

Cada unidade escolar utilizou as estratégias mais coerentes com suas realidades e projetos em desenvolvimento, considerando seu planejamento e grupos que poderiam ser envolvidos nas atividades. Conheça mais sobre estas ações no “Guia dos Potenciais Educativos dos Territórios”, disponível aqui.

Distritos